quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A importância da comunicação empresarial para se atingir a meta




A comunicação empresarial é uma ferramenta o qual toda gestão estratégica deve lançar mão. Ela trabalha nos fluxos de informações internas e externas, fornecendo uma melhora em sua sintonia com os públicos internos e externos, além de ajustes finos nos relacionamento organizacional.

Ela é tão poderosa que pode derrubar ou ainda levantar uma empresa pela imagem que cria a partir da opinião dos envolvidos,  levando em conta os conceitos que marcarão a empresa no mercado em que está inserida. Os cuidados que se deve ter no uso da comunicação empresarial devem ser avaliados por uma equipe de estratégia dinâmica e multidisciplinar, aberta aos mais variados Feedbacks, inserindo novidades e ajustes ao ponto em que o inicio do retorno pode se tornar mensurável e considerável para a dinâmica como um todo.


Muito próximo deste setor deve se encontrar os gestores do empreendimento, pois as avaliações das trabalhos lhe darão margens para as análises críticas e meios para as tomadas de decisões que serão vitais para a sustentabilidade no mercado.


A comunicação empresarial, internamente ela ajuda no clima organizacional melhorando o ambiente de trabalho, os colabores passar a ter importância e serão autenticadores dos valores da empresa de forma espontânea se especializando e produzindo melhor. Claro que o  gestor e a equipe de comunicação devem estar além de em sintonia, deve ter o compromisso de querer e fazer o diferencial a partir dos mapas que serão apresentados com base nas propostas dispostas.

Para o público externo que é o cliente final e podemos dizer que a razão de um empreendimento ser o que ele representa, a comunicação empresarial deve trabalhar como em um jogo de xadrez, aonde cada movimentação pode nos tirar do jogo. Cada processo novo deve ser avaliado criteriosamente e claro, sua campanha de apresentação deve recorrer aos canais certos pois não adianta ter um excelente produto se o canal utilizado para atingir o seu público for incompatível, ou seja será perca de energia e consequentemente fundos e não atingindo o objetivo pré estabelecido. 


A equipe também deve estar atenta as mudanças de mercado e fazer as correções necessárias para que não se perca o público, uma mudança de conceitos no mundo fecha as portas e abre-se outras, quem não conhece  por exemplo a história de uma gigante de produtos de imagem que até o inicio dos anos 2000  permaneceu como sendo empresa de ponta neste mercado por quase 1 século e com o advento da modernização de múltiplas funções das câmeras fotográficas e celulares, por não atender aos novos conceitos da sociedade que mudara sua forma de uso dos produtos fotográficos quase faliu.


 A comunicação empresarial falhou em não perceber as novas tendências e seu retorno junto a equipe de gestão por acreditar que possivelmente esta mudança de mercado seria somente uma onda momentânea e hoje está ainda na ativa mas não é tão influente neste mercado quanto era antes desta mudança de tecnologia.

Como percebemos, a comunicação empresarial deve ser atendida como de importância vital como qualquer outro departamento, contudo a sua particularidade de ser além do termômetro o  termostato, seu cuidado para com suas ações devem ser de grande magnitude para se garantir que se esteja vendo, ouvindo e inspirando todos os envolvidos nos processos construtivos e consumistas.





Fontes de consultas:


https://www.tecmundo.com.br/mercado/122279-historia-kodak-pioneira-da-fotografia-nao-evoluiu-video.htm


https://www.google.com.br/search?q=comunica%C3%A7%C3%A3o+empresarial&oq=comunica%C3%A7%C3%A3o+empresarial&aqs=chrome..69i57j35i39j0l4.4053j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8


https://endomarketing.tv/importancia-da-comunicacao-nas-organizacoes/

2 comentários:

  1. A ausência de uma comunicação clara e transparente pode vir a desalinhar a maneira de entender as metas pretendidas pela empresa, isso acaba impactando na produtividade da empresa, resultando também em problemas de relacionamento podendo vir a refletir externamente.

    ResponderExcluir
  2. Uma comunicação empresarial deve ser precisa e clara. Todos os envolvidos na comunicação precisam entender o que é passado, e, com isso vem a importância de saber passar adiante a informação. Uma comunicação, tanto interna, quanto externa, pode mudar a saúde da empresa, por isso devemos nos atentar, imensamente, em como funciona essa comunicação.

    ResponderExcluir