terça-feira, 27 de novembro de 2018

Administração Financeira- O que é operação de crédito?





Você sabe o que é uma operação de Crédito? Para que ela serve? Qual a previsão legal do assunto?



A Administração financeira e Orçamentária é uma área que trata de assuntos voltados as operações financeiras de uma entidade como fluxo de caixa, empréstimos, financiamentos, pagamentos. O Gestor deve reconhecer a sua importância como sendo o coração de qualquer empresa pois é de lá que se organiza todos financiamentos e pagamentos de uma empresa e um departamento que não saiba manejar tal área, pode gerar graves consequências a saúde de qualquer empreendimento.

Por ser uma matéria extensa, vamos focar o assunto nas operações de crédito como as de operação de empréstimos e financiamentos.

A operação de crédito de acordo com a definição legal presente no artigo 29  inciso III do parágrafo 01 da lei de responsabilidade fiscal   III - "operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros" letra extraída da lei de responsabilidade fiscal.

Trocando em miúdos da letra formal para o popular, quando uma parte toma emprestado um valor determinado, ele deverá devolver depois de um período pré acordado o valor cedido, com juros e encargos, claro que estas previamente descritas em um contrato.

Estas operações são divididas em duas situações: As operações de financiamento e as operações de empréstimos.

As operações financeiras, são realizadas com o objetivo de uma empresa gerar recursos financeiros. Temos como algumas características por exemplo, para a tomada de um financiamento uma análise minuciosa para a liberação de recursos, o recurso financeiro tem uma destinação específica (compra de imóvel, carro, maquinário) os juros geralmente são mais baixos que uma tomada de empréstimo e o bem financiado fica como garantia até a liquidação, os prazos geralmente são mais longos, também agrega nesta modalidade de investimento em produtos que rendem juros a partir de empréstimos ao banco por meio de investimentos como os CDBs e RDBs. As operações de financiamentos são uma via de mão dupla.

As principais modalidades de operações financeiras são:

·         Finciamentos Bancários para aquisição de imóveis, automotores, maquinários.
·         Aplicações financeiras como CDBs, Poupança, RDBs, Fundos de Investimentos.
·         Factoring
·         Operações com duplicatas

Já as operações de empréstimos são acordos predefinidos por contratos os quais o tomador deverá devolver o montante em prazo pré estabelecido, acrescidos de juros, geralmente esta modalidade é executada entre as partes bancos e tomador de crédito podendo ser pessoa física ou jurídica, ele tem também como características não ter uma finalidade específica para sua tomada, os juros dos empréstimos são mais altos, prazos são mais curtos, e a liberação de recursos geralmente são mais simples.

·         Temos como exemplos operações:
·         Empréstimo pessoal;
·         Empréstimos consignados,
·         Financiamentos Bancários;
·         Cheque especial;
·         Crédito Rotativo do cartão de crédito.

Vamos voltar a abordar o tema em um próximo tópico!

fontes de consulta:










Nenhum comentário:

Postar um comentário